Como funciona a audição?

Nosso sistema auditivo funciona como uma máquina bem construída, onde cada peça possui uma função definida e deve estar em perfeito estado para seu pleno funcionamento. Assim, nosso sistema auditivo depende de 3 partes, que funcionam em conjunto:

Ouvido Externo

É composto pela orelha e o canal auditivo externo, que são os responsáveis por levar as ondas sonoras do ambiente até os tímpanos.

Ouvido Médio

Composto pelos tímpanos e por 3 ossículos ligados entre si. Os tímpanos vibram ao receberem as ondas sonoras, fazendo com que os ossículos se movam e transmitam os impulsos ao ouvido interno.

Ouvido Interno

É composto pela cóclea e pelo nervo auditivo. A cóclea possui várias células extremamente sensíveis – chamadas de células ciliares – que captam os impulsos transmitidos pelos ossículos e os convertem em sinais eletroquímicos, que são transmitidos ao cérebro através do nervo auditivo.

Quando o cérebro compreende os impulsos recebidos através do nervo auditivo, está completo o processo de audição. Essas etapas todas acontecem numa fração de segundo, e são muito complexas e delicadas – um problema ou mau funcionamento em qualquer uma das partes envolvidas pode comprometer a audição e causar perda auditiva.

Você está tendo dificuldades para ouvir ou até mesmo para compreender conversas? Entre em contato com a Áudio Mais e agende sua visita gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasília João Pessoa