Devo usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos?

Uma das primeiras dúvidas que surgem, quando uma pessoa descobre que tem perda auditiva é se existe a necessidade de usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos. A resposta é: depende. Se a sua perda auditiva é em apenas um dos ouvidos – chamada de unilateral – é possível que você use apenas um aparelho. Mas, se a sua perda é dos dois lados – perda auditiva bilateral – é muito importante que você use aparelho nos dois ouvidos.

Os ouvidos possuem papel fundamental para a nossa qualidade de vida. Eles nos ajudam no senso de equilíbrio e localização e, para que essas funções funcionem corretamente, é necessário que os ouvidos funcionem em conjunto. Assim, você consegue identificar a direção de onde vem o som e atravessar a rua com mais segurança, por exemplo.

A audição bilateral também é importante para compreender melhor as conversas em lugares ruidosos. Isso porque os ouvidos trabalham em conjunto para processar o som e, com ambos escutando, você consegue compreender melhor a fala e utilizar com mais eficiência a audição seletiva, se concentrando apenas nas conversas que deseja ouvir.

Além disso, ouvir com os dois ouvidos faz com que o cérebro continue recebendo os estímulos auditivos adequados e, assim, trabalhando corretamente e evitando uma série de possíveis problemas neurais.

Além disso, ao usar apenas um aparelho, você pode acabar tendo cada vez mais dificuldade para reconhecer sons cotidianos, por exemplo. Em suma, se você tem perda auditiva bilateral, usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos é importante para que sua audição funcione da maneira mais natural possível, evitando que você tenha problemas para identificar os sons e, consequentemente, para se orientar e para se comunicar.

Ouvir bem dos dois lados é fundamental para a sua saúde e qualidade de vida, e a Áudio Mais está aqui para te ajudar nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasília João Pessoa