Conheça e entenda a Diversidade Surda

A perda auditiva acontece de vários jeitos e em vários níveis: existe a perda auditiva neurossensorial, a condutiva e a mista; e todas elas podem variar de leve a profunda. Cada um, vive essa experiência de uma maneira diferente: algumas pessoas nasceram assim, outras desenvolveram a perda auditiva ao longo da vida; algumas conseguem se comunicar oralmente, outras usam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e algumas até criam um sistema próprio para se comunicar. Com pessoas tão diferentes vivendo essa experiência de maneira única, não é difícil estabelecer que existe uma Diversidade Surda e que precisamos entendê-la. 

Antes de mais nada, é de extrema importância mencionar: o termo “surdo-mudo” é ofensivo, e jamais deve ser usado. Nem todo surdo não consegue falar: algumas pessoas perderam a audição depois de terem aprendido a falar, e elas não perdem essa habilidade quando param de ouvir. Além disso, mesmo aqueles que nasceram surdos ou que perderam a audição na infância, podem ser oralizados, podem aprender a falar. Essas pessoas são chamadas de surdas oralizadas.  

É claro que também existem pessoas surdas que não falam, mas isso não significa que elas são incapazes de se comunicar: elas se comunicam através de gestos e sinais e são chamadas de surdas sinalizadas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um idioma completo, com suas próprias regras e até mesmo regionalidades, como acontece com qualquer outro idioma – e, inclusive, ela também é um dos idiomas oficiais do Brasil. Além da LIBRAS, essas pessoas podem até mesmo usar um sistema próprio de sinais que foi desenvolvido ao longo de sua vida, dentro de seu círculo social. 

Seja a pessoa portadora de surdez leve ou profunda, seja ela oralizada, sinalizada ou bilíngue… Mesmo com todas as diferenças, o mais importante permanece: a comunicação e a qualidade de vida. Cada um ao seu modo, cada um do jeito que melhor lhe convém, todos se comunicam, todos se relacionam com o mundo e uns com os outros. E nós da Áudio Mais, estamos aqui para te ajudar a viver essa experiência da melhor maneira possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasília João Pessoa