O isolamento social de pessoas com perda auditiva

Nós sabemos que a perda auditiva é um problema que, muitas vezes, acaba sendo difícil de ser identificado. Isso porque, em boa parte dos casos, ela não acontece subitamente, mas aparece aos poucos e vai se aprofundando com o tempo, de modo que a pessoa demora a se dar conta do que está acontecendo e, consequentemente, demora a buscar ajuda. Esse processo, no entanto, pode ter várias consequências negativas, uma delas sendo o isolamento social.

Imagine a cena: você está conversando, mas não entende direito o que o interlocutor está dizendo. Pede para repetir algumas vezes, mas continua sem entender e, por fim, desiste e dá uma resposta genérica – ou até mesmo errada. Essa situação começa a se tornar cada vez mais frequente, e conversar deixa de ser algo prazeroso e começa a se tornar um problema e, por isso, você evita falar com outras pessoas.

Essa é a realidade de muitas pessoas que apresentam os primeiros sinais de perda auditiva. O aumento da dificuldade de entender conversas e, consequentemente, de responder adequadamente a elas, pode minar a confiança e a espontaneidade da pessoa, gerando uma sensação de insegurança e levando-a a um isolamento autoimposto e doloroso, que traz consigo a sensação de solidão.

Além disso, a sociedade muitas vezes, não é convidativa com quem foge dos padrões esperados. É comum que pessoas com perda auditiva sejam taxadas de “distraídas” ou até mesmo de “irritáveis”, devido à dificuldade de comunicação, e com isso elas acabam sendo evitadas pelas pessoas que as cercam, mesmo que tentem ativamente conversar e continuar incluídas em seus círculos sociais.

Essas situações podem acabar levando a pessoa com deficiência auditiva a se isolar e evitar o convívio social. Por sua vez, esse isolamento pode trazer graves problemas psicológicos, que vão desde a perda de auto estima até a depressão. Para evitar esses problemas, tratar a perda auditiva é fundamental, e os aparelhos auditivos podem ser importantes aliados nesta luta. Nós da Áudio Mais estamos aqui para te ajudar com isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasília João Pessoa