Ouça o melhor da vida com clareza e conforto.

Com o aparelho Moxi Move R, além de deixar o seu dia a dia mais prático, você também poderá desfrutar de um som realista com maior conforto e satisfação em qualquer ambiente . E o melhor: sem que a pilha acabe quando você mais precisa!

Conecte-se com o mundo

O RIC recarregável que vai te ajudar a recuperar a sua qualidade de vida e a se manter conectado com o mundo. Tudo isso com a qualidade Unitron e a tecnologia avançada da Plataforma Discover Next.

Conheça os fonoaudiólogos responsáveis pela Áudio Mais

A Áudio Mais é uma empresa com mais de 7 anos de história. Nascemos em Brasília e, em 2019, tivemos a alegria de abrir uma filial em João Pessoa.

Profissional com mais de 17 anos de experiência na seleção e adaptação de aparelhos auditivos. Formado em fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, é especialista em audiologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

Entre 2004 e 2013, desenvolveu seu trabalho como responsável técnico pela Phonak, em Brasília.

Guaraci de Oliveira Lima Jr. / Áudio Mais Brasília

Profissional com mais de 17 anos na área de Audiologia Clínica. Formada em Fonoaudiologia, com especialização em Audiologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Entre 2007 e 2019 desenvolveu seu trabalho como fonoaudióloga no IMIP- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira -, adquirindo sólida experiência em diagnóstico audiológico e no acompanhamento de usuários com aparelho auditivo.

Carolina Rodrigues / Áudio Mais João Pessoa

Profissional com mais de 10 anos de experiência em saúde auditiva. Trabalhando no diagnóstico audiológico, seleção e adaptação de aparelhos auditivos e tratamento de zumbido.

Formada em fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) , é especialista em audiologia clínica pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela UFPE.

Nathália Pessôa / Áudio Mais João Pessoa
Separamos um espaço especialmente para que você possa obter informações, esclarecer dúvidas e estar por dentro do assunto!

Confira:

O que é um aparelho auditivo?

Aparelho auditivo é um pequeno dispositivo utilizado junto ao ouvido para amplificar os sons captados. Ele é encaixado dentro ou atrás da orelha e funciona aumentando a intensidade e a clareza dos sons para oferecer mais independência a pessoas com perda auditiva.

Um aparelho auditivo comum possui um microfone e um tubo que leva o som direto para o ouvido interno. É assim que funciona: Os microfones do aparelho recebem o som, o chip processa o som, e o tubo do aparelho que está conectado ao ouvido transmite o som diretamente para o ouvido interno. A partir daí, o processamento do som vem do corpo: O ouvido interno transforma o som em impulsos elétricos, que são processados pelo cérebro e geram a compreensão.

O aparelho auditivo é um auxiliar à independência das pessoas, e pode ser usado o tempo inteiro ou durante algumas horas do dia, por pessoas com qualquer nível de perda auditiva.

Quais os tipos de aparelho auditivo?

Existem diversos tipos de aparelho auditivo, mas eles são divididos em modelos que vão dentro da orelha e os modelos que vão por fora, atrás da orelha. Os aparelhos que vão por fora da orelha são chamados de retroauriculares, enquanto os que vão por dentro são chamados de intra-auriculares ou intracanais.

A vantagem dos modelos retroauriculares é que eles podem ser usados em todo tipo de perda auditiva e são fáceis de adaptar às suas necessidades. Na Áudio+, nós temos dois tipos de aparelho retroauriculares: O BTE e o RIC.
O modelo BTE (behind-the-ear ou atrás da orelha, em inglês) pode ser adaptado a partir de um tubo fino, ou através de um molde. A potência fica dentro do aparelho auditivo, e ele pode ser indicado para perdas auditivas leves a profundas. Na Áudio+, o BTE chega até você através das linhas Stride e Max.

Já no modelo RIC (receptor intracanal), a potência fica fora do aparelho. Então, se houver aumento da perda auditiva, é possível mudar apenas o receptor do aparelho.

Na Áudio+, os aparelhos RIC são os da linha Moxi.
Já nos modelos intracanais, a vantagem está em sua extrema discrição: por serem posicionados dentro da orelha, são os menos perceptíveis dos aparelhos auditivos. Aqui na Áudio Mais, eles chegam a você através da linha Insera.

Qual o melhor aparelho auditivo?

O melhor aparelho auditivo é aquele que se adequa às suas necessidades. Os aparelhos auditivos modernos são ajustados por um fonoaudiólogo especializado, para que possam atender às necessidades de quem os utiliza. Somente com acompanhamento do fonoaudiólogo é possível saber qual o aparelho ideal para você.

Fique tranquilo: Nos dias de hoje os aparelhos auditivos são dispositivos altamente tecnológicos. Eles podem, por exemplo, identificar o ambiente onde você está e, a partir disso, dar mais destaque às vozes do que aos sons de fundo. Alguns aparelhos possuem uma bobina telefônica, que se conecta a aros magnéticos previamente instalados em certos ambientes e, assim, te permite ouvir com mais clareza nesses lugares.

Também existem aparelhos com conexão Bluetooth, que se conectam diretamente a televisões e celulares, o que te permite ouvir melhor o que você está assistindo ou até mesmo atender ligações diretamente no seu aparelho auditivo.

São diversas opções que garantem a melhor experiência e liberdade possível para você.

Como escolher um aparelho auditivo?

Cada pessoa é diferente e, por isso, você vai precisar escolher seu aparelho juntamente com o seu fonoaudiólogo. No processo, algumas opções de aparelho serão apresentadas para você, e você poderá pesquisá-los, avaliá-los de acordo com sua necessidade e até mesmo testá-los no seu dia a dia antes de escolher seu aparelho definitivo.

O teste é uma parte fundamental do processo de compra de um aparelho auditivo. Testando, você poderá descobrir como o aparelho funciona para a rotina que você tem e ajustá-lo até que ele atenda às suas necessidades e te ofereça toda a liberdade e qualidade de vida que você precisa.
Na Áudio+, você pode experimentar o aparelho em casa durante 7 dias, que podem ser estendidos. Nesse período, nós fazemos todos os ajustes necessários até que você esteja totalmente satisfeito.

O teste é gratuito e sem compromisso, e o processo é totalmente seguro, pois os aparelhos disponibilizados para teste são usados apenas com essa função e rigorosamente higienizados após o período de experimentação.
Após o teste, o aparelho é devolvido e, se você optar pela compra, receberá um novo aparelho, do mesmo modelo e configurações daquele que você testou, prontinho para te ajudar a ouvir e viver melhor.

Existe aparelho auditivo para zumbido?

O zumbido não é uma doença e sim, um sintoma. Isso quer dizer que ele pode ser causado por vários fatores, desde o excesso de cera no canal auditivo, até a perda auditiva e doenças como a diabetes. Também quer dizer que o tratamento varia de acordo com a causa do problema e, em algumas situações, o aparelho auditivo é sim a solução ideal para que o zumbido diminua e seja possível ouvir com clareza novamente.

O aparelho auditivo permite que você possa se habituar a prestar atenção em novos sons, e transforma o zumbido em plano de fundo, até que você deixe de percebê-lo. Os aparelhos da Unitron, dos quais a Áudio+ é representante oficial, possuem um recurso chamado Gerador de Som. Ele auxilia no tratamento do zumbido, pois emite um som que, com o tempo, faz com que o cérebro se acostume com o barulho do zumbido e, eventualmente, deixe de percebê-lo.

Quanto custa um aparelho auditivo?

Existem diversos tipos de perda auditiva e uma série de modelos, funções e tecnologias que acompanham a necessidade de cada pessoa. Por isso, não é possível estimar o preço de um aparelho auditivo sem antes conhecer e avaliar a pessoa que precisa dele.

A compra de um aparelho auditivo envolve uma busca por qualidade de vida e independência que é feita pelas mãos de diversas pessoas. É necessário um acompanhamento junto ao médico otorrinolaringologista e ao fonoaudiólogo, antes, durante e depois da compra, para que a adaptação do paciente ao dispositivo seja garantida.

Muito mais do que simplesmente uma transição de dinheiro para produto, a aquisição do aparelho auditivo precisa ser pensada com foco na pessoa que irá usá-lo em como o dispositivo deixará sua rotina mais feliz, confortável e segura.

Onde e como posso comprar aparelhos auditivos?

Não esqueça de se consultar com o seu médico otorrinolaringologista e de buscar o acompanhamento de um fonoaudiólogo, antes de comprar aparelho auditivo.

Em Brasília e em João Pessoa, você pode conhecer, adquirir seu aparelho auditivo e fazer todos os acompanhamentos necessários na Áudio+. As lojas contam com fonoaudiólogos especializados, uma série de aparelhos de alta qualidade prontos para atender às suas necessidades e um ambiente confortável para te atender bem.

Em Brasília, visite a Loja Asa Norte.
Endereço: SMHN Quadra 2, Bloco C,Loja 02. No térreo do Edifício Dr. Crispim.
Telefones: (61) 3326-0857 e (61) 98506-8581

Já em João Pessoa, visite a loja Eco Medical Center.
Endereço: Rua Antônio Rabelo Júnior, 170 Loja 07. Miramar.
Telefones: (83) 3034-5064 e (83) 98218-0505

Posso usar aparelhos amplificadores auditivos?

Amplificadores auditivos não substituem o aparelho auditivo e podem piorar a sua perda auditiva! Os amplificadores somente aumentam o som ao seu redor, ao contrário do aparelho auditivo, que decodifica os sons ao seu redor e os amplia de acordo com a sua necessidade. Não é possível programar um amplificador e, por simplesmente deixarem os sons mais altos e mais próximos à você, eles podem impactar a sua audição e piorar muito sua perda auditiva.

Por todos esses motivos, você não deve nunca trocar seus aparelhos auditivos por simples amplificadores. Os amplificadores chamam a atenção por causa do preço baixo e por estarem disponíveis na internet com apenas alguns cliques, mas eles podem ter altos custos para a sua qualidade de vida. Como tudo o que eles fazem é aumentar o som ambiente sem levar em consideração os diferentes tipos de som, eles colocam em risco sua saúde auditiva ao te expor aos sons com volume maior do que eles deveriam ter.

Assim, ao identificar a perda auditiva, procure o tratamento e os dispositivos corretos. Consulte-se com um fonoaudiólogo, que irá indicar o tipo de aparelho correto para você, aquele que vai te ajudar sem causar danos maiores.

Como colocar aparelhos auditivos?

Ao adquirir seu aparelho auditivo em uma loja da Áudio+, você será orientado em como colocar seu aparelho. Para o uso no dia-a-dia, o mais importante a lembrar é fazer tudo com paciência para garantir que o aparelho esteja bem colocado e não te incomode durante o dia.

Esteja com as mãos e aparelhos limpos, e verifique se o aparelho está carregado e com o volume ideal para você. Os aparelhos auditivos vem com marcações para cada orelha, por isso, verifique qual aparelho vai na orelha esquerda e qual vai na orelha direita. Em seguida, encaixe primeiro o molde auricular ou oliva dentro do ouvido - aquele tubo que vai se conectar ao seu ouvido interno. Tenha certeza de que o fio do aparelho não está retorcido ou dobrado.

Encaixe o restante do aparelho na sua orelha e ajuste para o seu conforto. É importante que ele esteja o mais confortável possível, porque o objetivo do aparelho é justamente te trazer mais conforto e qualidade de vida.

Como limpar aparelhos auditivos?

O mais importante é saber que você não pode utilizar água ou álcool comum na limpeza do seu aparelho. A limpeza adequada é feita com álcool isopropílico, em pequenas quantidades. Também é importante que se manuseie o aparelho com cuidado e atenção, por ser um equipamento delicado.

Ao tirar o aparelho do ouvido, garanta que suas mãos estejam limpas e secas. Comece limpando a oliva com um papel seco e macio, para tirar o excesso de cera e de oleosidade, que acontece naturalmente pelo contato da oliva com o ouvido. É possível retirar a oliva e fazer uma limpeza com água corrente e sabão neutro, mas lembre-se de esperar secar completamente para conectá-la novamente ao receptor.

Faça a limpeza do aparelho auditivo com um pano seco e uma escova apropriada, limpando o microfone e o protetor para evitar que a cera acumule na área. Após a limpeza, coloque o aparelho no desumidificador elétrico ou no de sílica.

A limpeza deve ser diária para manter seu aparelho auditivo funcionando e garantir que ele te acompanhe por um bom tempo.

Por que meu aparelho auditivo está fazendo barulho?

É comum que aparelhos apresentem chiados e microfonia, existem vários motivos para seu aparelho auditivo apresentar esses sons desconfortáveis.
O chiado pode acontecer por diversas razões, que vão desde o acúmulo de cerume no canal auditivo até a necessidade de ajustes  do seu aparelho auditivo. É recomendado visitar um fonoaudiólogo para ver as possíveis soluções.

Se o motivo do chiado for acúmulo de cerume, a cera de ouvido, é importante fazer a limpeza do canal. Mas atenção: a remoção completa da cera deve ser feita somente por um médico otorrino. Remover a cera sozinho pode causar problemas e até piora da situação. No dia a dia, não utilize cotonetes no canal auditivo e faça somente uma limpeza externa do ouvido. 

Já a microfonia é um ruído  que pode acontecer em qualquer dispositivo com microfone. Ela ocorre quando o som, que é captado e amplificado pelo aparelho auditivo, retorna e é recuperado pelo microfone novamente. Também conhecida como feedback acústico, a microfonia incomoda os usuários de aparelhos auditivos e pode fazer com que eles deixem de usar o aparelho.
Microfonia não significa que o seu aparelho está ruim e precisa ser trocado, mas existem aparelhos disponíveis no mercado que têm tecnologias para diminuir a microfonia. Com os aparelhos da Unitron, a microfonia não fará mais parte da sua realidade. 

 

Nós da Áudio Mais somos representantes da marca Unitron Aparelhos Auditivos, uma empresa canadense do grupo Sonova, fundada em 1964, que possui um legado de excelência e compromisso com o excepcional desempenho do produto, design e satisfação do cliente.

Venha conhecer a Áudio Mais!