Quando alguém descobre a perda auditiva, é muito comum que comece a perguntar a outras pessoas sobre os aparelhos e, com isso, pode acabar se deparando com vários mitos populares que cercam esses dispositivos; Vindos de uma época em que a tecnologia dos aparelhos ainda engatinhava, esses mitos persistem até hoje! Mas chegou a hora de saber a verdade. Vamos lá:
1 – Aparelhos auditivos são grandes e desconfortáveis
Atualmente, existem vários modelos e tamanhos de aparelhos auditivos, pensados para os diferentes tipos de perda auditiva e para as mais variadas necessidades dos usuários. E mesmo os aparelhos BTE, aqueles maiores que ficam atrás da orelha, são bastante discretos e confortáveis. Não há motivo para preocupações relacionadas à estética e ao conforto.
2 – Aparelhos são difíceis de usar
É verdade que existe um período de adaptação onde é necessária mais atenção e cuidado no uso dos aparelhos, mas isso não quer dizer que eles sejam difíceis de usar. Durante todo o processo, você será acompanhado por um profissional habilitado a te ajudar nessa caminhada. Além disso, os recursos tecnológicos dos aparelhos modernos os tornam muito fáceis de usar. E também vale lembrar que você pode testar os aparelhos antes de comprá-los, o que te possibilita fazer uma escolha segura.
3 – Aparelhos auditivos fazem barulho
Os aparelhos modernos, quando bem configurados e ajustados ao seu ouvido, não produzem qualquer tipo de ruído que você não deveria estar ouvindo. Isso porque eles fazem muito mais do que apenas captar e amplificar o som: eles o processam e adaptam especificamente às suas necessidades. Um aparelho moderno com um ruído indesejado é sinal de que algo precisa ser ajustado. Caso isso esteja acontecendo com você, procure seu fonoaudiólogo para que ele resolva o problema.
4 – O aparelho vai piorar minha perda auditiva
Não. Os aparelhos auditivos, na verdade, são parte fundamental no tratamento da perda auditiva. Com eles, você vai poder ouvir bem e recuperar sua qualidade de vida. Além disso, manter o cérebro recebendo estímulos auditivos ajuda a evitar possíveis problemas neurais.
5 – Amplificadores de som substituem aparelhos auditivos
Definitivamente não – e, na verdade, eles sim podem piorar o seu problema, pois não são aparelhos auditivos. Enquanto os aparelhos modernos possuem várias funções e recursos para que você ouça com qualidade e da maneira mais natural possível, os amplificadores vão apenas aumentar todos os sons sem distinção, podendo inclusive causar ainda mais danos ao seu sistema auditivo, por conta da exposição prolongada aos sons altos. O ideal é procurar a ajuda de um fonoaudiólogo para encontrar o aparelho mais adequado para você.
E aí, pronto para começar a usar os aparelhos auditivos? Conte com a Áudio Mais! Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar nesse caminho.