SAIBA TUDO SOBRE A AUDIÇÃO

O sistema auditivo é bastante complexo, composto por várias partes que trabalham muito rapidamente e em conjunto – e uma falha em qualquer uma dessas partes pode causar uma perda auditiva. Por isso, vamos te explicar tudo sobre a audição e a perda auditiva.

COMO FUNCIONA A AUDIÇÃO?

O ouvido humano é um órgão altamente sensível que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma ampla gama de frequências (20 a 20.000 Hz).

Ele tem um papel importante na comunicação e no equilíbrio do corpo e é constituído por de três partes principais:

Ouvido externo

A title

Image Box text

Leia Mais

Inclui o pavilhão auricular, e meato acústico externo, e o tímpano. Ele é responsável por captar os sons vindos do ambiente e levá-los ao ouvido médio: o pavilhão auricular capta as ondas sonoras, que são conduzidas pelo meato acústico externo até chegar ao tímpano, que vibra ao receber as ondas sonoras.

Ouvido médio

A title

Image Box text

Leia Mais

Onde se encontram os menores ossos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. Estes três ossículos estão ligados ao tímpano e ao ouvido interno, e se movem quando o tímpano vibra, transmitindo essas vibrações para o ouvido interno. A tuba auditiva também está presente no ouvido médio, sendo responsável por equilibrar a pressão do ar no tímpano.

Ouvido interno

A title

Image Box text

Leia Mais

No ouvido interno, o som é processado pela cóclea,enquanto as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares. A cóclea é preenchida por um líquido e por minúsculas células ciliadas em toda a sua extensão. A onda sonora causa o deslocamento do líquido e por consequência as células ciliadas se movimentam e se curvam. Tal processo dispara uma reação química que transmite a mensagem para o cérebro que, enfim, interpreta a audição.

A PERDA AUDITIVA

A perda auditiva é a redução ou a perda total da audição. Esse é um problema bastante comum, que pode ter diversas causas. Além disso, existem vários tipos de perda auditiva e, em alguns casos, os aparelhos auditivos podem ser fundamentais para que a pessoa possa ouvir novamente.

Causas

A perda auditiva pode ser causada por diversos fatores, que vão desde o envelhecimento até acidentes e algumas doenças. Confira:

  • Envelhecimento: é comum que o envelhecimento traga consigo a perda auditiva, especialmente após os 65 anos.
  • Ruído excessivo: a exposição contínua ao excesso de barulhos altos também pode levar à perda auditiva.
  • Trauma na cabeça: eles podem danificar o ouvido interno, causando assim a perda auditiva.
  • Doenças: o sistema auditivo pode ser afetado pelos mais diversos tipos de doenças. Dentre elas estão a labirintite, a otite e a otosclerose.

Tipos de perda auditiva

Existem três tipos de perda auditiva: a condutiva, a neurossensorial – também chamada de sensorioneural – e a mista.

Perda auditiva condutiva: acontece quando há um problema no ouvido externo e/ou no ouvido médio. Esse tipo de perda auditiva, geralmente, pode ser tratada, de modo que o dano pode ou não ser permanente.

Perda auditiva neurossensorial: acontece quando o dano está no ouvido interno, geralmente nas células ciliares. Nesse caso, o tratamento é feito através de aparelhos auditivos ou de implantes cocleares, a depender da situação.

Perda auditiva mista: acontece quando existe tanto a perda condutiva quanto a neurossensorial. Nestes casos, os danos ao ouvido externo e médio podem ser tratados, mas os aparelhos auditivos ainda podem se fazer necessários.

Sinais de perda auditiva

Existem diversos sinais de uma possível perda auditiva. Confira:

  • Dificuldade para escutar em reuniões familiares, salas de concertos, teatros, local de trabalho, etc;
  • Dificuldade para escutar a televisão e/ou telefone;
  • Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas;
  • Zumbido constante. 

Por conta disso, quem possui perda auditiva frequentemente desenvolve formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Essas formas incluem:

  • Pedir aos outros que repitam as falas;
  • Virar a cabeça para a origem dos sons ou de quem está falando;
  • Elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som;
  • Evitar reuniões sociais;
  • Fingir entender a mensagem recebida.
  • Usar a leitura labial de forma frequente

Se você acredita que possui perda auditiva, procure a ajuda de um otorrinolaringologista ou de um fonoaudiólogo. Ele vai te ajudar a identificar qual a sua condição e tratá-la. Se precisar de aparelhos auditivos, conte com a Áudio Mais!