Os nossos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – são responsáveis por nos conectar ao mundo, e trabalham em conjunto para que isso aconteça de maneira harmônica. Esse trabalho conjunto pode trazer resultados um tanto inesperados, e um exemplo disso, é a ligação entre a audição e o paladar, que faz com que alguns problemas auditivos alterem a percepção de sabores.
Como a audição afeta o paladar?
As nossas papilas gustativas possuem um papel fundamental na captação dos sabores e seu envio ao cérebro, que processa os sinais enviados. Um dos nervos responsáveis por fazer essa transmissão de sinais é a corda do tímpano, que também está ligada ao ouvido médio. Logo, problemas que prejudiquem esse nervo também podem afetar o paladar.
Quais problemas auditivos podem afetar o paladar?
– Infecções As infecções auditivas, também chamadas de otites, costumam causar dor e acúmulo de líquido no ouvido médio, causando seu inchaço. Esse inchaço pode obstruir o canal de comunicação entre as papilas gustativas e o cérebro, afetando o paladar.
– Cirurgias auditivas Alguns processos cirúrgicos no canal auditivo também podem causar alterações no paladar, por poderem causar danos à corda do tímpano. Se você perceber mudanças nos sabores após uma cirurgia no ouvido, procure seu médico.
– Causas naturais O processo de envelhecimento, natural do corpo humano, causa o desgaste das células e, com isso, pode danificar a corda do tímpano e causar alterações no paladar, além de problemas auditivos.
Tratamento
O tratamento deve ser feito de acordo com cada caso, e pode variar de remédios a cuidados específicos. Ele deve ser recomendado e ser feito de acordo com as orientações de um profissional especializado, o otorrinolaringologista. Procure ajuda médica, e conte com o apoio da Áudio+!