Além de ser uma condição debilitante, a enxaqueca pode ter ramificações surpreendentes para a saúde auditiva. Estudos recentes mostram que ela pode levar a alguns problemas auditivos, como a perda auditiva neurossensorial e o zumbido. Diversos estudos ressaltam que pessoas que sofrem de enxaqueca têm uma probabilidade maior de desenvolver problemas auditivos.
Uma pesquisa, publicada no American Journal of Otolaryngology, destaca que dois terços dos pacientes com enxaqueca apresentam anormalidades em testes eletrofisiológicos auditivos, mesmo aqueles com audição aparentemente normal. O estudo sugere que a falta de fluxo sanguíneo nas células ciliadas da cóclea, causada pela enxaqueca, pode prejudicar o sistema auditivo, resultando, ao longo do tempo, em perda auditiva neurossensorial, que geralmente é tratada com o uso de aparelhos auditivos. Além disso, existem casos em que a enxaqueca também está relacionada ao zumbido, que pode aparecer como um sintoma da enxaqueca com aura, ou até mesmo se tornar uma comorbidade da mesma, pois alguns estudos sugerem que pessoas com enxaqueca podem ser mais vulneráveis ao zumbido e vice-versa. Para aqueles que enfrentam a enxaqueca, intensificar a atenção à saúde auditiva é crucial.
Recomendamos acompanhamento neurológico para encontrar tratamentos adequados e realizar testes de audiometria com frequência para detectar precocemente possíveis problemas auditivos. Se precisar de ajuda, conte com a Áudio+!