Alimentação e saúde auditiva: quais alimentos prejudicam sua audição?

Uma boa alimentação é fundamental para se manter saudável, e isso inclui a saúde auditiva. O que você come pode influenciar no funcionamento dos seus ouvidos, tanto de forma positiva quanto negativa. Para te ajudar a cuidar da sua audição, hoje trouxemos alguns alimentos que podem ser prejudiciais, e dicas do que você pode comer para evitar problemas futuros.

Alimentos que prejudicam a sua audição

1. Açúcar em excesso:
O consumo excessivo de açúcar está associado a diversas doenças, incluindo a perda auditiva. O açúcar possui glicose e essa substância, em excesso, causa o aumento de insulina, que é muito importante na regulação dos íons presentes no ouvido.

2. Cafeína:
A cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes e chocolates, é vasoconstritora, ou seja: ela diminui a circulação sanguínea, o que prejudica a irrigação dos vasos dos ouvidos, podendo ocasionar zumbido.

3. Álcool:
Assim como a cafeína, o álcool também é vasoconstritor e, assim, pode diminuir a irrigação do ouvido e causar zumbido.Isso não quer dizer que você não pode consumir nunca esses alimentos, apenas que eles devem ser ingeridos em moderação, e devem fazer parte da sua dieta de maneira equilibrada. Além disso, também existem alimentos que ajudam a cuidar da sua audição: os ricos em potássio e nas vitaminas C, E e A, pois eles melhoram a circulação sanguínea e protegem as células dos ouvidos.

Alimentos como banana e abacate são ricos em potássio, enquanto a vitamina C está muito presente em frutas cítricas, como a laranja e a tangerina. Já a vitamina E é mais encontrada em amêndoas, espinafre e óleos vegetais. Ao incluir estes alimentos na sua dieta, você cuida melhor da sua audição.

Por fim, também é muito importante lembrar de beber água, pois ela é fundamental para manter um bom fluxo sanguíneo no ouvido interno e, assim, deixar as células mais saudáveis. Ao seguir esses cuidados, você cuida melhor da sua saúde e da sua audição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *