Saber como se adaptar aos aparelhos auditivos é uma preocupação frequente para quem precisa usá-los. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas e orientações para te ajudar nesse processo.
Antes de mais nada, é necessário entender que o processo de adaptação pode ser um pouco longo, pois será necessário reaprender a ouvir, já que seu cérebro ficou muito tempo sem estímulos sonoros e precisa aprender novamente a recebê-los e interpretá-los.
Assim, é necessário ter paciência e cuidado durante seu processo de adaptação. Cada pessoa leva seu próprio tempo para se adaptar aos aparelhos mas, em média, seu corpo levará de 3 a 6 meses para aprender a ouvir de novo. Alguns cuidados e procedimentos podem ajudar nesse período:
Use o aparelho auditivo pelo máximo de tempo possível
O melhor jeito de se adaptar a seus aparelhos é usando. Com pelo menos 8 horas diárias de uso, você vai conseguir se adaptar a eles mais rapidamente. Mas não se esqueça que a maioria dos aparelhos precisa ser retirado para tomar banho e para dormir.
Leia em voz alta para se acostumar à sua própria voz
Até sua própria voz pode soar estranha no começo, e você precisa se acostumar a ouvi-la de novo. Uma boa solução para isso é ler em voz alta para ir se adaptando ao som.
Comece conversando com uma pessoa só
Ouvir muitos sons ao mesmo tempo é um desafio que pode ser bastante desgastante, então uma boa dica é introduzir novos sons em sua rotina aos poucos. Converse com uma pessoa de cada vez, e sente-se de frente para ela para poder ouvi-la melhor.
Aumente gradativamente o número de pessoas com quem conversa
Depois que você se acostumar a conversar com uma pessoa só, pode ir aumentando o número de pessoas aos poucos. Nessa hora, é importante prestar atenção aos diferentes timbres de cada um.
Assista programas onde poucas pessoas falam por vez
Para se adaptar às vozes, uma dica interessante também é assistir a programas de TV onde poucas pessoas falam – como telejornais, por exemplo.
Fique atento a possíveis problemas e converse com seu fonoaudiólogo
Fique atento a quaisquer incômodos, dores, ruídos estranhos – como assobios e ecos – e relate esses acontecimentos a seu fonoaudiólogo, pois isso irá ajudá-lo a fazer os ajustes necessários e tornar seu aparelho perfeito para você.
Seja paciente
Por fim, tenha paciência consigo mesmo e com seu processo de adaptação. Seu corpo precisa reaprender a ouvir o mundo e isso leva tempo, mas ao final você vai perceber uma enorme melhora na sua qualidade de vida.