A perda auditiva é um problema comum, que pode acontecer em vários graus, tendo diversos fatores como possíveis causas. Existem três tipos de perda auditiva: a condutiva, a neurossensorial – também chamada de sensorioneural – e a mista.
A perda auditiva condutiva acontece quando há um problema no ouvido externo e/ou no ouvido médio, podendo ser causada, por exemplo, pelo excesso de cerúmen ou por algum tipo de inflamação. Esse tipo de perda auditiva, geralmente, pode ser tratada, de modo que o dano não é permanente.
Já a perda auditiva neurossensorial acontece quando o dano está no ouvido interno, geralmente nas células ciliares. Esse tipo de perda auditiva pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo a exposição prolongada a sons excessivamente altos, ou até mesmo o envelhecimento. Nesse caso, o tratamento é feito através de aparelhos auditivos ou de implantes cocleares, a depender da situação.
Por fim, a perda auditiva mista acontece quando existe tanto a perda condutiva quanto a neurossensorial. Nestes casos, os danos ao ouvido externo e médio podem ser tratados, mas os aparelhos auditivos ainda podem se fazer necessários para que a pessoa possa voltar a ouvir e recuperar sua qualidade de vida.
Você acredita que pode estar sofrendo algum tipo de perda auditiva? Entre em contato com a Áudio Mais e agende sua consulta!