Conheça três doenças comuns que podem levar à perda auditiva.

A audição é uma das funções mais importantes do corpo humano, permitindo que possamos nos comunicar e interagir com o mundo ao nosso redor. Infelizmente, existem diversas doenças que não estão diretamente relacionadas aos ouvidos, mas que podem afetar a saúde auditiva, incluindo a hipertensão, a osteoporose e a diabetes. Neste artigo, vamos explorar cada uma dessas condições em mais detalhes e como elas podem afetar a audição. Acompanhe!

Hipertensão

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos. Dessa forma, todo o organismo sofre com o impacto causado pelo fluxo do sangue na parede das veias, artérias e capilares, incluindo os vasos que fornecem sangue e oxigênio para o ouvido interno, o que leva à perda auditiva de maneira gradual. Além disso, a hipertensão pode aumentar o risco de derrame cerebral e doenças cardiovasculares, que também podem afetar a audição.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de minerais dos ossos, o que torna-os mais frágeis, afetando as suas funções. E para quem não sabe, o ouvido médio contém três pequenos ossos interconectados: o martelo, a bigorna e o estribo. Eles são importantes porque recebem as vibrações do tímpano, envia-as para o ouvido interno que, por meio do nervo auditivo, leva a informação sonora para o cérebro. Portanto, se os ossículos estiverem enfraquecidos pela osteoporose, a transmissão do som para a orelha interna pode ser prejudicada, o que afeta a sua audição.

Diabetes

A diabetes é uma condição em que o corpo não produz ou não usa adequadamente a insulina, um hormônio que regula a quantidade de açúcar (glicose) no sangue.
Assim como a hipertensão, a doença pode causar danos aos vasos sanguíneos, incluindo os que são responsáveis pela audição. A diabetes pode aumentar o risco de perda auditiva sensorioneural, que ocorre quando há danos nas células ciliadas do ouvido interno.

Em todo caso, essas condições podem trazer graves consequências para o corpo se não forem tratadas adequadamente. Por isso, ao perceber os primeiros sinais de perda auditiva, consulte com um otorrinolaringologista para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o quanto antes. Conte com a Áudio Mais para cuidar da sua saúde e qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *