É comum ver pessoas que já sentem dificuldades para ouvir, porém não sabem se o problema é realmente a perda auditiva. Para este diagnóstico, devemos realizar o exame de audiometria.
A audiometria é um teste que avalia como está a sua capacidade de ouvir e compreender sons. O exame é indolor e pode ser feito em qualquer pessoa, existindo variações específicas para bebês e crianças muito pequenas. Com base nos resultados do exame, é possível identificar o tipo e o grau da perda auditiva, o que ajuda a determinar o tratamento mais adequado para cada caso.
Há dois tipos de audiometrias: a audiometria tonal e a audiometria vocal. No primeiro caso, o método avalia o estado da sua audição, testando a sua capacidade de ouvir sons em diferentes frequências e níveis de intensidades. Já na audiometria vocal, é analisada a sua capacidade de identificar e compreender palavras, investigando se você consegue realmente entendê-las quando as ouve.
O exame é realizado por um fonoaudiólogo. Durante o teste, o paciente senta-se em uma cabine acústica, que é um ambiente isolado do ruído externo, para que os sons possam ser apresentados com precisão. Se for a audiometria tonal, a pessoa é instruída a responder cada vez que ouvir um som, apertando um botão ou levantando a mão. Enquanto na audiometria vocal, o paciente escuta uma lista de palavras ou frases e deve repeti-las de volta para o examinador.
O ideal é realizar o teste de audiometria anualmente para que o paciente receba diagnóstico o mais cedo possível, além do tratamento adequado, que pode incluir o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Por isso, se você apresentar problemas para ouvir e se comunicar, não pense duas vezes em procurar ajuda especializada. Conte com a Áudio Mais nesse caminho!